"O outro não é uma ameaça, é uma possibilidade." Eduardo Galeano

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Apresentação

Esse blog faz parte do projeto de extensão do Departamento de História da Uninorte/Laureate, História, Identidade, Diversidade e Alteridade na Amazônia Brasileira. O projeto tem como objetivo analisar a contribuição do negro e do indígena na formação da Amazônia moderna. Suas etapas passam pela:
a) análise e discussão bibliográfica, em outras palavras, estudar o que já foi escrito sobre o negro e o indígena;
b) pesquisa e produção de um conhecimento mais local, ou seja, identificar na história regional estas duas culturas e como se relacionaram e publicar nossas estudos;
c) por fim, a divulgação deste conhecimento, a democratização desse material.
Sendo assim, este blog pode ser enquadrado como um dos produtos dessa terceira etapa.

O projeto é coordenado pelo Prof. Msc. Arcangelo Silva Ferreira e conta como participantes alunos do curso de Licenciatura em História dos mais diversos períodos: Anselmo do Carmo Santos, Benedito Sérgio Medeiros,Francisca Anália Silva, Francisco Fábio Nazareno Neto, Igo Rafael Costa, Maria Lucirlei Barbosa, Michelle Oliveira, Thiago Augusto Leite Xavier, Raoni Araújo Lopes e Vinicius Alves do Amaral.
Os participantes se reúnem semanalmente, ás sexta-feiras, antes das aulas, para discutirem, com a ajuda do coordenador, textos sobre história negra e a história indígena. Agora, com a criação deste blog, compartilharemos as análises e discussões feitas durante nossos encontros aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário